top of page

Fascite plantar



A fáscia plantar é uma estrutura fibrosa em forma de tira que se estende desde o calcanhar até os dedos do pé. Ela funciona como uma mola natural que absorve o impacto e o peso do corpo ao caminhar, suportando e moldando o formato do arco plantar.





A lesão mais freqüente da fáscia é a chamada fascite plantar, que apesar da terminologia, raramente está ligada à inflamações.


Cargas freqüentes sobre a fáscia causam micro-rupturas que evoluem rapidamente para um processo degenerativo, que tende a piorar quando não tratado a tempo.







Sintomas


Dor no calcanhar nos primeiros passos do dia, sensibilidade ao toque na planta do pé e dor ao alongar e flexionar o pé são os sintomas mais frequentes para o diagnóstico da fascite. Em caso de agravamento dos sintomas, procure imediatamente um médico especialista.


Fatores de risco


A fascite plantar é uma lesão causada por esforços repetidos e sua maior incidência é sobre as mulheres (entre 30 e 60 anos) e esportistas, principalmente.

Alguns fatores de risco comuns para não-atletas incluem:

• Obesidade;

• Sobrecarga mecânica;

• Longos períodos em pé;

• Esporão do calcâneo;

• Pé chato;

• Inflamações;

• Traumatismos;

• Entre outros


Diagnóstico


O diagnóstico é feito, basicamente, com o exame físico do pé e do tornozelo e avaliação dos sintomas. Também é levado em consideração o histórico médico e o nível de atividade física do paciente. O especialista pode optar por utilizar estudos de imagem complementares como o raio-x, a ecografia e a ressonância magnética em casos de lesões crônicas.


Tratamento


O tratamento conservador (que não recorre a cirurgia) é o mais indicado e na maioria dos casos é bem sucedido. No entanto, a fáscia plantar, assim como os ligamentos, leva bastante tempo para curar-se na totalidade.


Tratamentos que demonstraram ter maior eficácia para o tratamento da fascíte plantar


• alongamento da fáscia plantar e do tendão do calcâneo;

• uso de palmilhas;

• mobilizações e manipulações da articulação do tornozelo;

• Ionização.


Tratamento cirúrgico


A cirurgia pode ser considerada em casos mais difíceis, geralmente quando não há sinais de melhora da dor após os primeiros seis meses de tratamento conservador.A fasciotomia implica no destaque parcial da fáscia de sua inserção óssea. É uma cirurgia delicada e nem sempre bem sucedida, sendo considerada sempre como último recurso.


Prevenção


A melhor maneira de evitar a fascite plantar é usando calçados de boa qualidade e de tamanho apropriado. Isso é particularmente importante durante o exercício ou durante longas caminhadas sobre superfícies duras.


É importante também:


Evitar que o calcanhar receba choques repetidos; manter um peso saudável para não exercer pressão sobre os músculos do tornozelo e alongar o pé antes e depois de atividades físicas. Fatores de risco para os atletas


As modalidades esportivas mais sujeitas ao desenvolvimento da fascite plantar são as que envolvem a ativação dos mecanismos anti- gravitacionais, como esportes de salto, corridas, vôlei, basquete, handebol, escaladas...


210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page